Alegria, compromisso e celebração marcaram a maratona de posses dos novos diretores eleitos dos Centros da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizada ao longo desta quarta-feira, 11 . O reitor Clay Chagas é a vice-reitora Ilma Pastana estiveram no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) para as cerimônias que oficializaram as novas diretorias.
Os pró-reitores de graduação, Acylena Coelho, pesquisa e pós graduação , Luanna, Fernandes, extensão, Higson Coelho, e gestão e planejamento, Carlos Capela, também participaram da programação. Todos reforçaram o compromisso com um trabalho em conjunto em prol da excelência da educação ofertada pela instituição.
A festa começou no CCSE, logo pela manhã, no Auditório Paulo Freire. Os professores Frederico Bicalho e Edina Fialho foram empossados diante de um auditório Paulo Freire lotado. Diversas autoridades do Legislativo estadual e municipal, além de representantes de secretarias, estiveram na cerimônia, como o deputado Dirceu Ten Caten, o vereador Rodrigo Moraes e o ex-vereador Fernando Carneiro. Servidores e professores do movimento sindical também se fizeram presentes e tiveram sua luta reconhecida tanto pela nova gestão do Centro quanto pela gestão superior. Em seu discurso, Edina enfatizou a necessidade do afeto nas relações acadêmicas e administrativas, citando a Pedagogia da Amorosidade, de Paulo Freire.
Bicalho aproveitou sua fala para reforçar os compromissos assumidos na campanha e apelou aos gestores por maior envolvimento das direções de Centro nas tomadas de decisão na Universidade. “A Uepa existe a partir dos Centros e nós conhecemos as realidades de alunos, servidores e professores mais de perto. Por isso, acredito que podemos somar em diversas questões”, ponderou. Ambos foram aplaudidos de pé. Após o encerramento do dispositivo oficial, o palco foi tomado pela plateia, que aproveitou para fazer registros.
Diálogo e valorização acadêmica
Em seguida, ocorreu a cerimônia de recondução do diretor e posse do vice-diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professores Emanuel Soares de Sousa e Smayk Sousa, no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto). Muito aplaudidos, além da gestão superior da Uepa, a solenidade contou com a presença de diretores de entidades de conselhos profissionais, professores, alunos e demais servidores da instituição.
Reeleito, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) reafirmou seu compromisso com uma gestão participativa, colaborativa e integradora. Segundo a direção, a nova gestão conta com uma equipe comprometida e preparada para dar continuidade ao trabalho já realizado, manter a qualidade das ações existentes e promover avanços, fortalecendo o papel do CCBS na formação de profissionais da saúde e na produção de conhecimento científico.
“Assumo novamente a direção com gratidão e responsabilidade. Teremos uma gestão de portas abertas, baseada no diálogo, na valorização dos nossos alunos, professores e técnicos. O futuro do CCBS será construído com união e compromisso com a educação pública de qualidade”, afirmou o diretor. A nova gestão terá como foco a excelência acadêmica, a presença ativa do CCBS e o fortalecimento institucional.
O vice-diretor Smayk Sousa disse que assume o cargo com humildade, responsabilidade e orgulho por uma trajetória construída em conjunto. “Agradeço ao curso de Educação Física, à gestão superior, aos servidores e ao professor Emanuel por me confiarem nesta missão. Nossa gestão será firme, humana e representativa, com valorização dos técnicos e defesa da ciência e da educação pública. Com fé e compromisso coletivo, seguimos para um novo capítulo na história do CCBS e da Uepa”.
Compromisso e união
Na parte da tarde, foi realizada a cerimônia de posse das novas diretoras do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), no auditório do campus V da universidade.
A vice-diretora Vitória Seixas destacou seu compromisso com a escuta ativa de toda a comunidade acadêmica, reforçando os valores da transparência e da humanização. “Sabemos que os desafios são grandes, mas vamos enfrentá-los com coragem e determinação. Juntos vamos construir o novo CCNT.”
A nova diretora, Elzelis Muller, afirmou que “nosso compromisso não nasceu de um desejo pessoal, mas de um projeto coletivo” e ressaltou que a gestão buscará fortalecer as pesquisas científicas, incentivar a interdisciplinaridade, apoiar os grupos de pesquisa e firmar parcerias institucionais.
“Reafirmamos o compromisso com a formação acadêmica. Assumimos o desafio de contribuir para a assistência estudantil, ampliar o diálogo com a comunidade e com a sociedade paraense, e construir um centro cada vez mais forte e respeitado. Com o compromisso renovado, vamos construir nosso CCNT com coragem, responsabilidade e paixão, em parceria com a gestão superior.”
A vice-reitora Ilma Pastana definiu o momento como especial. Segundo ela, “esse é um momento muito bonito”, referindo-se à posse dos novos diretores dos centros. Acrescentou ainda que “tomar essa decisão de vir à frente de uma gestão universitária é um processo de resistência e combate em prol da formação superior. Precisamos tomar decisões acertadas, baseadas em informações, dados e evidências. Por isso, precisamos saber que o conhecimento é um instrumento de transformação, principalmente em uma sociedade amazônica, com saberes que precisam ser valorizados.”
Encerrando o dia de cerimônias, o reitor Clay Chagas ressaltou que os professores, ao assumirem cargos administrativos, abrem mão da convivência familiar, das salas de aula e da dedicação exclusiva à pesquisa. Por isso, agradeceu o compromisso assumido pelas novas gestoras pelos próximos quatro anos.
Para ele, “é importante estar no contexto diário do lugar de trabalho, já que a gestão se faz no dia a dia”. Além disso, Clay destacou que o dispositivo de pró-reitores da gestão superior está à disposição das novas diretoras.
“Precisamos construir e fortalecer ainda mais, para que, ao final de um ciclo, possamos dizer que os centros estão cada vez mais fortalecidos”, concluiu o reitor Clay Chagas.
Texto: Fernanda Martins, Diane Maués e Marília Jardim, jornalistas (Centro de Ciências Sociais e Educação/ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde / Assessoria de Comunicação)
Fotos: Sidney Oliveira e Marcelo Rodrigues, fotógrafos (Assessoria de Comunicação – Ascom/Uepa)